
Gosto de publicidade. Não sou dos que mudam de canal quando chegam os intervalos. Seguramente por formação profissional, gosto de ver de que forma as marcas se apresentam ao público/consumidor, que estratégias usam, que canais utilizam. Sei que um bom anúncio tem de surpreender, tem de ficar na cabeça do espectador/ouvinte. Só assim a notoriedade da marca aumenta e a mensagem chega ao receptor. Mas mesmo percebendo isso, e compreendendo que se recorra ao humor e ao exagero, não suporto a publicidade com erros ortográficos ou, pior, que induz o espectador/ouvinte a um mau uso da língua portuguesa.
No Verão passado, o anúncio da bebida Decider, feita à base de cidra, terminava com a assinatura "Fica ciderado". Assim, com C. O aproveitamente era óbvio: cidra escreve-se com C, então toca a aproveitar a onda. Percebe-se a intenção: a mensagem que a agência criativa pretende é que o consumidor fique "ciderado", ou seja, fiel à cidra. Só que num anúncio destinado a um público-alvo jovem e urbano, num país onde se fala e escreve tão mal português, choca-me. Muitos terão ficado a pensar que siderar se escreve com C e não com S.
Agora, este ano, é a vez da Vobis apostar numa publicidade que, em rádio, é um convite à dúvida e ao erro. O spot de rádio da campanha de regresso às aulas começa com a voz da suposta professora na sala de aulas: "Meninos, vamos conjugar o VERBO tecnologia", ordena. E os meninos lá começam em uníssono: "eu jogo, tu imprimes, ele escreve, nós programamos, vós teclais, eles não fazem nada. Porque não foram à Vobis"*.
A ideia é simples e produz efeito. O problema é que a palavra "tecnologia" não é um verbo, é um substantivo. Nem mesmo na TLEBS, agora adiada para as calendas gregas... Quantos dos jovens estudantes a quem se dirige a publicidade, e que pouco sabem de português, passarão convictos a achar que "tecnologia" é mesmo um verbo conjugável?
Enfim, dir-se-á que os publicitários não são professores de português, não têm qualquer obrigação de ensinar.Mas sendo a língua portuguesa um património comum e uma ferramenta essencial para o seu trabalho, um pouco mais de imaginação não seria pedir muito...
----------------
* As acções de cada tempo verbal retiradas do anúncio não serão exactamente aquelas, nem por aquela ordem, mas para o caso vai dar ao mesmo.
Sem comentários:
Enviar um comentário