domingo, 21 de outubro de 2007

O futuro de Herman


Herman José está a escassos dois meses de terminar o seu contrato com a SIC. Já há um ano o tabu foi cerradíssimo. Assina, não assina? Vai para a RTP, vai para a TVI ou vai tirar uma licença sabática? Ele assinou por um ano e fez o programa que Penim queria, não um talk show como fazia, mas um programa de humor puro e duro. Agora, que estamos quase no fim de Outubro, as dúvidas adensam-se de novo. Sempre que Herman aparece em público, os jornalistas fazem-lhe a pergunta da ordem, mas Herman diz que "ainda é cedo". Tenho para mim que desta vez é que é. Depois de perder os Gatos, o Monchique, a Ana Bola, o Nilton, o Marco Horácio, a SIC vai perder Herman José. Não surpreende: as relações entre Penim e Herman José nunca foram boas, apesar de ambas as partes negarem elegantemente essa evidência. Há uma tensão permanente, um ranger de dentes, uma incomodidade indesmentível. Penim gostava que Herman rendesse mais, que as suas criações voltassem a ter o glamour de antigamente. Por outro lado, Herman não entende como o seu programa é atirado para a madrugada, e sente saudades do tempo (Manuel Fonseca) em que era tido como uma estrela da SIC.
Ambos terão razão: ninguém pode, desta vez, dizer que Francisco Penim não tentou tudo para Herman triunfasse. Na estreia, em Fevereiro, começou às 22.30 e fez 20 pontos de share. Saltou para as 23h e piorou, às 21h foi um desastre (12% de share em horário nobre numa estação privada e comercial é um suicídio). O Hora H já teve seis horários diferentes. Agora, por via da "Família Superstar" ao domingo, passou para o sábado. De novo de madrugada.
Também se percebe o desgosto de Herman: por um lado, sente o potencial da sua criação ser desbaratado num horário madrugador, depois, quando toda a crítica desancava na qualidade do programa, ele disse "daqui a um tempo ainda se vai dizer que é um programa de culto". E, de facto passados oitos meses há críticos de televisão que não poupam elogios à dinâmica da narrativa e à evolução do formato. Mesmo assim, porém, sem audiência.
Para Herman este parece ser o fim da linha na SIC.E não me admirava muito que dentro de seis a dez meses (depois de uma paragem que Herman precisa, até para os portugueses sentirem saudades...)o "verdadeiro artista" estivesse na RTP. E alguém se admiraria se fosse um sucesso?

36 comentários:

Anónimo disse...

Inteiramente de acordo! Quem agora investir no Herman terá de arriscar. Ora só o serviço público o pode fazer. Aliás, a RTP também arriscou com os Gatos fedorentos com o sucesso que hoje é claro. Também aqui se nota a diferença entre operador público e operadores comerciais. O primeiro pode e deve inovar, experimentar,arriscar...

Anónimo disse...

acho vergonhoso o que se passa neste blog e nas páginas que o sr. azinheira escreve no DN. Tudo é escrito para mostrar que nuno santos é o maior e que a RTP é a melhor. Uma vergonha para o jornalismo.

Nuno Azinheira disse...

Onde está o Wally? Perdão, onde está o Nuno Santos no meu blog? Já li e reli as dezenas de posts que escrevi desde o início de Setembro (quando abri este blog) e o nome do director de programas da RTP aparece, se não me falham as contas, um ou duas vezes... Mas claro, de uma opinião a coberto do anonimato pode esperar-se tudo...
Volte sempre!

Henrique disse...

Tenho sérias dúvidas que fosse um sucesso. O Herman deixou de ser "A Estrela" que foi, muito porque esse espaço humorístico foi preenchido pelo Gato Fedorento. É bom não esquecer que o Herman está entre o humorismo de revista e aquele humor mais à britânica, onde impera o non-sense.

Anónimo disse...

Também não me admiraria! E o "Hora H" também tem evoluido e, se acertassem um horário digno para o publico, teria melhor audiência do que quando foi posto à prova. Aliás, com tantas trocas de horário, é impossivel manter um bom público fiel... e depois para "calar" quem critcava o horário tardio, colocar o "Hora H" ao mesmo tempo que estão a dar os Gatos (com um programa sem oscilações dehorário) era purissimo "suicidio" e algo mais.... Enfim! Mas concordo inteiramnte com o Nuno Azinheira neste seu post!

Anónimo disse...

no blog pode não aparecer directamente, mas no jornal... acho espantoso como certas pessoas tenham marcado no calendário que nuno santos (ou wally como o trata) completava 5 anos na rtp esta semana... como será que se lembrou? Ou será que alguém interessado se terá lembrado?

Nuno Azinheira disse...

Caro anónimo (e dura, dura...)
Folgo em saber que o DN é lido na sua redacção. Não percebo a sua estranheza em relação a datas. E não foi só a de Nuno Santos que sabia. Já reparou que também fiz um trabalho sobre os dois anos de Penim? Terá sido alguém a soprar-me a data de 26 de Setembro? Por que terá sido alguém a soprar-me a data de 18 de Outubro? E, olhe, para que não se surpreenda, aviso-lhe desde já que o Moniz também está a fazer anos. Saber algumas datas da área em que me especializei, desculpe que lhe diga, não merece tanta surpresa da sua parte. É apenas ter o trabalho de casa feito. Competência, portanto. Não está é ao alcance de todos, não é?

Anónimo disse...

Meu Deus, tanto ressabiamento em Carnaxide...

Anónimo disse...

Se eu fosse a si, Nuno Azinheira, não respondia mais a esse senhor. Deixe lá o homem falar à vontade. Toda a gente já percebeu aqui aquela dor de cotovelo e de onde vem, portanto, não lhe responda. Continue com o seu trabalho no seu jornal e aqui. Quem está mal que se mude. Força!

Anónimo disse...

Não deixo de estar tristemente de acordo. Desejava seriamente que o Hora H fosse um sucesso, mas está visto que não. Talvez por vários motivos. A imagem desgastada do Herman José no seu talk-show, o tempo que esteve em antena e (na minha opinião) por vezes a unidireccionalidade das suas entrevistas não o ajudaram apesar de ser um bom profissional. O humor presente na Hora H não é fácil e apesar de por vezes ter alguns sketchs mais fracos não deixa de ser bom e daqui a uns tempos talvez ser um clássico. Também é verdade que o panorama televisivo está a mudar e o espectador comum está a perder células cinzentas a um ritmo avassalador. Quanto à "parcialidade" do blogger, bem, não vi nada do que o "anónimo" relata e além disso, é um blog, um espaço de opinião.

Anónimo disse...

O seu comentário é certo e de boa fé. Por razões profissionais (trabalho na VC), tenho observado o Herman de perto. É um trabalhador honesto, lutador, mas marcado por um director de estação que o despreza, e uma acusação que quase o matou. Falo como é obvio do processo Casa Pia, que todos tentam esquecer, mas que a todos ainda nos ensombra a alma. O Herman nunca foi ilibado oficialmente. Ficou a ideia de que "teve sorte e se safou". Mais do que uma vez o ouvi desabafar (quase) publicamente essa magoa. É uma mancha que o limita e fragiliza, mais do que podemos pensar. Terá de ter a coragem de se despedir do canal que o está a matar ao poucos (veja-se a sua frescura nos Incorrigíveis) fazer uma viagem pelo deserto, e voltar à única casa que o poderá tratar como merece: a RTP. É ao que observo realista e inovador suficiente para renascer das cinzas a que a SIC o votou.

Anónimo disse...

promiscuidade... notícia, opinião, blogue... quando os jornalistas revelam as suas opiniões pessoais num blogue, poderemos olhar para os artigos desses jornalistas com a imparcialidade que olhávamos? uma reflexão que vos deixo.

Anónimo disse...

E porque não? Se os jornalistas em causa souberem distinguir o que são espaços de jornalismo e espaços de opinião? Se os jornalistas em causa forem sérios e e estritamente profissionais no cumprimento das regras deontológicas? Se na prosa jornalística não tornarem pública a sua opinião, cumprirem a regra do contraditório e se limitarem a factos, não vejo porque razão não havemos de continuar a confiar nesses jornalistas. Além disso, muitos desses jornalistas têm espaços de opinião nas páginas dos seus jornais. O autor deste blogue é um deles. Trabalho na SIC desde 1994 e habituei-me a respeitá-lo profissionalmente. Mesmo quando emite a sua opinião (e já o lia no Correio da Manhã, tal como agora no DN e na rádio), pode haver alturas em que concordo mais ou menos, mas respeito-o. Sei que o faz de boa fé e, mais importante do que isso, com conhecimento de causa. Não há muitos assim.

Anónimo disse...

Por muito que seja correcta a deontologia jornalística, um jornalista não deixa de ser um homem. Nesta época cada vez mais virada para o Eu e para o unitário, uma visão mais humanista da sociedade é cada vez mais bem vinda. O Jornalista, não deixa de ser homem. De ter sentimentos. De ser o que é. E é muito bem vindo. Por muito que o Anónimo me queira convencer, a peça jornalísitca terá sempre o seu cunho pessoal, nem que seja na escrita. Nunca será 100% objectiva e se alguma vez a for, deixará de ser homem para ser Um Cérebro de Broca.

Anónimo disse...

Ena,ena que grande polémica que vai por aqui. Curiosa polémica que sublinha mais a graxa com que o jornalista Nuno Azinheira besunta as suas peças - quer no Correio da Manhã, agora no DN e no blog - relativamente a Nuno Santos e Francisco Penim. Este último menos porque caiu em desgraça. Já o Santos em plena ascensão convém lamber-lhe bem o rabo, porque o sonho comanda a vida e quem sabe o jornalista Azinheira ainda vá parar à RTP. Aliás essa prática de lambe cu já nem é nova no autor deste blog. Basta reparar como caiu no DN como editor adjunto dos Media e em poucos meses sofreu de uma maleita denominada ascensão meteórica, que mantém até hoje como editor executivo. Porquê? Por causa de um vírus chamado Miguel Gaspar, que by the way se raspou para o Público quando a nova direcção, vinda por acaso do Correio da Manhã onde já tinha prestado serviço, chegou ao DN.
Coincidências! É uma vida tramada!
Especialmente estas coincidências de dourar a pílula de pessoas que possuem cargos de interesse pessoal. É vergonhoso de facto! Surpreende-me como a direcção do DN permite tal vergonha para o jornalismo, que se exige isento.

Anónimo disse...

Lembram-se daquela etiqueta de uma marca de discos, comum cãozinho a escutar uma grafonola? Se não me engano era a «Voz do Dono». Sim, essa mesmo. Pois, a imagem faz-me lembrar o Nuno Azinheira. Só o peso é que os diferencia. Há quem nasça com sorte e outros há que nascem com bons tios...
PS: comentário excelente, o do anónimo das 11.27 de 7 de Novembro. Falou com conhecimento. O mesmo que eu tenho da criatura blogueira.

O SEXO E A CIDADE disse...

COIMBRA É UMA CANÇÃO
CHEIA DE ENCANTO E CORRUPÇÃO...

www.osexoeacidade.wordpress.com
- alternando por coimbra -

Anónimo disse...

A anafada criatura bloguera desistiu. Furou-se e saiu-lhe o ar. Foi um ar que se lhe deu.
RIP

Anónimo disse...

A anafada criatura bloguera desistiu. Furou-se e saiu-lhe o ar. Foi um ar que se lhe deu.
RIP

Anónimo disse...

Onde é que tu andas Nuno? Não ligues a esses anónimos frustrados e volta a escrever. Os verdadeiros apreciadores agradecem.

Anónimo disse...

Ai Nuninho, as saudades que já tenho de ti, gorduchinho...

Anónimo disse...

Hey,

I'm here online for the kids of Haiti.

I'm doing this for a non-profit haiti group that devotes themselves to
building oppurtunities for the kids in haiti. If anyone wants to help then do so here:

[url=http://universallearningcentre.org]Donate to Haiti[/url] or Help Haiti

They give kids in Haiti a positive outlook through education.

And yes, they're legitimate.

Any help would be great

Anónimo disse...

girls = megan fox, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187756]megan fox nak[/url] megan fox entertainment weekly
kim kardashian free full length sex tape, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187768]how tall is kim kardashian[/url] kim kardashians booty
you belong with me taylor swift, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187772]taylor swift haircut[/url] taylor swift lesbian
guy from hanna montana, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187786]hannah montana bikes accessories[/url] hannah montana website
harry potter goblet of fire clip art, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187792]harry potter and the half blood prince full movie[/url] harry potter robes
cruise travel agency last minute deals to europe, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187798]things to do before going on a cruise[/url] tom cruise real name
justin drew bieber, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187812]picture of justin beeber[/url] i can talk t o justinn bieber
britney spears underware, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187814]britney spears sculpture[/url] x britney spears
jennifer s body starring megan fox, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/175542]megan fox hands[/url] megan fox breast

Anónimo disse...

if you guys exigency to rely upon [url=http://www.generic4you.com]viagra[/url] online you can do it at www.generic4you.com, the most trusted viagra pharmacopoeia pro generic drugs.
you can learn drugs like [url=http://www.generic4you.com/Sildenafil_Citrate_Viagra-p2.html]viagra[/url], [url=http://www.generic4you.com/Tadalafil-p1.html]cialis[/url], [url=http://www.generic4you.com/VardenafilLevitra-p3.html]levitra[/url] and more at www.rxpillsmd.net, the chief [url=http://www.rxpillsmd.net]viagra[/url] provenience on the web. well another great [url=http://www.i-buy-viagra.com]viagra[/url] pharmacy you can find at www.i-buy-viagra.com

Anónimo disse...

Hi folks,

What online zines do you read and would recommend?

For all you punkrock people out there I recommend The Enough Fanzine. It is one of the first hardcore fanzines on the web.

They have throusands of interviews from the most popular bands all over the world. Check them out online: [url=http://www.enoughfanzine.com]Enough Fanzine[/url]. Best of it all, they are 100% non-profit and just helping the scene!

Looking forward to your recommendations.

Cheers!

Anónimo disse...

xnfawml [url=http://hintermueller.at/wiki/tiki-index.php?page=UserPageshanafjx]cure pt slabit[/url] vemeltqw[url=http://www.ark-lab.co.uk/weigt-loss/03/12/2012/find-out-more-about-kinovelax-strategy-plan]diete de slabit rapid[/url] e
xwkvcsn [url=http://www.estudiolemus.com.mx/node/108/]regim de slabit rapid[/url] f pxpsxnd[url=http://bigprey.com/10058/1500-calorie-diet-menu/]slabire rapida si mentinerea greutatii[/url] c
zgfzauj [url=http://antwerpsemensapen.be/node/10641]ceaiuri pt slabit[/url] a qggsemi[url=http://www.aheadstartups.com/groups/the-atkins-diet-diet-food-place/]cure de slabire sanatoase[/url] m
pubtmum [url=http://www.depeno.com/user/view.php?id=3422&course=1]slabit rapid[/url] s vmdhsxi[url=http://www.newintegree.us/article.php?id=2927]cura de slabire[/url] k
umrkvdo [url=http://www.nuoveprofsanitarie.org/low-carb-and-intestinal-problems]dieta[/url] u oqtahbk[url=http://thaiassociationofillinois.com/groups/diet-routine-for-body-write-b-michael-thurmond-in-health-blogs/]cure slabit[/url] a
zeuoymw [url=http://www.petmojo.com/groups/diet-for-body-class-b-michael-thurmond-in-health-information/]cura de slabire rapida[/url] m qrjpgby[url=http://priory.mrooms.net/user/view.php?id=7671&course=1]diete pentru slabit[/url] d
choxgme [url=http://culturaforex.com/groups/one-thousand-five-hundred-calorie-diet-menu/]dieta[/url] e ckxsklq[url=http://www.propertypast.com/node/5511]diete de slabit eficiente[/url] z
pgxjdrs [url=http://www.mncountryliving.com/tiki-index.php?page=UserPagejerrodsett]retete de slabit [/url] r ugkclze[url=http://www.cooperathletics.com/groups/weight-loss-plan-plans-and-food-selections/]tratament pt slabit[/url] k
pnhvuky [url=http://173.203.100.131/node/17194/]ceaiuri pt slabit[/url] i alijctt[url=http://innoves-agricola.emergya-gpi.es/node/4371/]dieta pentru slabit[/url] t

Anónimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]online casino[/url] brake the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]free casino games[/url] unshackled no set aside perk at the leading [url=http://www.baywatchcasino.com/]bay watch casino
[/url].

Anónimo disse...

Acai Brazilian Pills ciprofloxacin no prescription - buy cipro online http://www.cheapcipromed.net/#buy-cipro-online , [url=http://www.cheapcipromed.net/#ciprofloxacin-price ]ciprofloxacin price [/url]

Anónimo disse...

Administering Parenteral Medications propecia online - cheap finasteride http://www.propeciahowtosave.net/#cheap-finasteride , [url=http://www.propeciahowtosave.net/#generic-finasteride ]generic finasteride [/url]

Anónimo disse...

tfv cheap clomid - buy clomid http://www.clomidonlinediscount.net/#buy-clomiphene, [url=http://www.clomidonlinediscount.net/#buy-clomiphene]cost of clomid [/url]

Anónimo disse...

tmd generic zithromax no prescription - order azithromycin online no prescription http://www.zithromaxonlinerx.net/#cheap-zithromax, [url=http://www.zithromaxonlinerx.net/#cheap-zithromax]buy azithromycin without prescription [/url]

Anónimo disse...

Hello, buy clonazepam - clonazepam online http://www.klonopinonlinediscount.com/#clonazepam-online , [url=http://www.klonopinonlinediscount.com/#klonopin-online-no-prescription ]klonopin online no prescription [/url]

Anónimo disse...


2 buy cymbalta online - buy cymbalta online http://www.cymbaltagenericonline.net/#buy-cymbalta-online, [url=http://www.cymbaltagenericonline.net/#buy-cymbalta-online]buy cymbalta online[/url]

Anónimo disse...

3, provigil no prescription - generic provigil http://www.provigilonlinediscount.com/#provigil-no-prescription, [url=http://www.provigilonlinediscount.com/#provigil-no-prescription]provigil without prescription[/url]

Anónimo disse...

3, order provigil online - provigil online pharmacy http://www.provigilonlinediscount.com/#order-provigil-online, [url=http://www.provigilonlinediscount.com/#provigil-no-rx]provigil no prescription[/url]

Anónimo disse...

Did you [url=http://www.onlinecasinos.gd]video poker[/url] sympathize with that you can contend with Volute Chƒteau speedily from your mobile? We acquisition bargain a inimitability unfixed casino within reach against iPhone, iPad, Android, Blackberry, Windows 7 and Smartphone users. Send someone to coventry effects of your gaming with you and be a title-holder [url=http://www.adultsrus.us]sex toys[/url] wherever you go.