domingo, 21 de outubro de 2007

Coisas da rádio III


Eu não sei se Paulo Cintrão (TSF) gostará ou não da comparação, mas para mim torna-se cada vez mais claro: ele é, mutatis mutandis, o sucessor de Jorge Perestrelo na arte de relatar um jogo de futebol. Sim, eu sei que Perestrelo, cuja morte aos 56 anos a 6 de Maio de 2005 deixou um vazio na rádio, não era um gerador de consensos. Com ele era branco ou preto, uma espécie de amor/ódio. Há quem não suportasse aquela forma frenética, exagerada, no limite, de relatar a "rapaqueca"; há quem achasse um disparate aquelas expressões "eu com a minha barriguinha...", "pela madrugada...", "o que é que é isso, ó meu...", "levantado o pau...". Era o estilo dele. Um estilo quente de África, um toque brasileiro no relato, que fez hístória, que marcou a rádio em Portugal. Eu gostava. Cresci a ouvi-lo, ainda na Onda Media da Comercial e, depois, na TSF.



Ora, Paulo Cintrão, que já era um excelente repórter de pista e que por via da escassez de relatores na TSF (a morte de Perestrelo, a saída de Helder Conduto e de Fernando Correia) se fixou a fazer relatos, bebe muito da inspiração do mestre. Não é daquelas cópias descaradas que se encontram pelas rádios locais Portugal afora, mas é um estilo, uma língua mais solta, uma emoção que salta do relvado para a rádio.
Cintrão sabe bem (sempre soube...) aproveitar a excelente voz grave que tem. E esticá-la aos limites numa jogada de perigo, e arrastar/carregar/prolongar os "rrr", como Perestrelo fazia. Ontem, quando Fredy Adou marcou o golo salvador do Benfica-Vitória de Setúbal no último minuto, quando ouvia Paulo Cintrão a gritar o golo, estava a "ouvir" Perestrelo. E quando acabou de o gritar, antes de chamar o repórter David Carvalho, Paulo Cintrão ainda disse emocionado: "É um golo fantástico, um golo que... enfeita o futeboooooool". Eu, que conheço as expressões de Perestrelo de cor e salteado, logo me lembrei de um clássico: "É um golo fantástico, um golo que... aquece a alma".

1 comentário:

Anónimo disse...

Ó cavalheiro, o Cintrão comparado com o Perestrelo? Francamente! É o mesmo que comparar a légua da Póvoa com o Cunhal das Bolas (fica no Bairro Alto).